1- Proibição de lançamentos na DMS anteriores à competência junho/2008. Os lançamentos anteriores a este período já efetuados serão unificados em um único registro, que servirá somente para constituição de receita bruta para usuários optantes do Simples Nacional.

2 – Habilitação do Campo Motivo da Não Retenção - Nota Fiscal Recebida (Menu Declaração | Serviços Tomados) para empresas cadastradas como tomadoras de serviços e substitutas tributárias. A partir de agora, caso o serviço tomado não seja retido na fonte, deverá ser informado o motivo da não retenção, com as seguintes opções: a) Imunidade; b) Isenção; c) Sociedade de Profissionais; d) Medida Liminar/Cautelar; e) Decisão Judicial.

3 - Simples Nacional:
a) Cadastro do Movimento de Filiais (Menu Simples Nacional | Movimento de Filiais): i) inclusão da opção sem movimento, permitindo o lançamento de valores zerados; ii) implementação de consistências impeditivas de preenchimento, proibindo o lançamento de movimento para mês de competência que já tenha sido declarado como sem movimento e vice-versa.
b) Desabilitação da permissão de emissão de notas fiscais em lote (Menu Declaração | Serviços Prestados em Lote) para as competências anteriores a 06/2008.
c) Quadro para Lançamento de Receita Bruta (Menu Simples Nacional | Cadastro de Receita Bruta): com a finalidade de calcular o resumo analítico e o relatório de Preenchimento DAS, adoção do quadro para lançamento do movimento econômico dos 12 meses anteriores ao mês de competência informado, sendo permitido seleção de competência até 06/08 e lançamento de receita bruta até 05/08 - para as notas fiscais já emitidas e cadastradas, o sistema fará a conversão automática, criando registro único no quadro para lançamento de receita bruta.

4- Inclusão da opção “sem movimento” no Cadastro de Movimento de Filial, permitindo o lançamento de valores zerados. Impedimentos: a) lançamento de movimento para mês de competência que já tenha sido declarado como sem movimento; b) declaração sem movimento para mês de competência que já tenha lançamentos.

IMPORTANTE: As implementações não influenciam ou descaracterizam nenhuma informação já escriturada, declarada ou mesmo enviada pelo Sistema ISS Digital antes desta atualização.